The SERINGUEIRA | REDD+
Verra ID 4165: CCB Triplo Ouro, AUD APD
O Projeto Seringueira se enquadra no setor Agricultura, Silvicultura e Outros Usos da Terra (AFOLU) na categoria Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).
O Projeto está sendo desenvolvido em Ipixuna, Estado do Amazonas, Brasil.
De acordo com dados do sistema PRODES (INPE), o município de Ipixuna está entre os 50 municípios mais desmatados do país (37º em 2021), apresentando um aumento acumulado de desmatamento de 91,32 km² entre 2008 e 2022.
O Projeto Seringueira é desenvolvido pela empresa Terra Vista.
O desenvolvimento segue as diretrizes REDD+ AUD e APD dos Padrões de Carbono Verificados (VCS, sigla em inglês) e o padrão triplo ouro para Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB).
ID do desenvolvedor Verra: 1840 Verra ID: 4165
O projeto conservará 71.822,56 hectares de Floresta Amazônica nativa, sendo parte destinada a evitar o Desmatamento Não Planejado (AUD) (57.349,96 ha), outra parte a evitar o Desmatamento Planejado (APD) (14.158,28 ha) e os demais hectares correspondentes a recursos hídricos (314,32 ha).
Estima-se que ao final do projeto será evitada a emissão de 23 milhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) (tCO2e).
De acordo com os critérios de vulnerabilidade descritos pelo CCB, o Projeto Seringueira proporciona benefícios excepcionais para a biodiversidade, pois apresenta espécies classificadas como ameaçadas e criticamente ameaçadas de extinção conforme a Lista Vermelha da IUCN
A preservação da cobertura florestal sustenta funções essenciais do ecossistema, como a ciclagem de nutrientes, e garante serviços ecossistêmicos vitais, como polinização e sequestro de carbono.
A preservação da cobertura florestal sustenta funções essenciais do ecossistema, como a ciclagem de nutrientes, e garante serviços ecossistêmicos vitais, como polinização e sequestro de carbono.
Foram identificadas aproximadamente 520 espécies morfológicas de árvores, abrangendo 242 gêneros e 80 famílias botânicas.
A fauna mamífera é composta por cerca de 231 espécies. Cinco dos primatas registrados na região são exclusivos dos ambientes amazônicos brasileiros.
As comunidades locais, que abrangem 47 famílias, receberão benefícios por meio de iniciativas focadas em engajamento social, educação, inclusão digital, cuidados de saúde, acesso à água, criação de empregos, além de treinamento e desenvolvimento de habilidades, extensão rural e melhoria da infraestrutura.
Um Programa de Monitoramento de Impacto Social, orientado pela Metodologia de Meios de Subsistência Sustentáveis (SLM), foi desenvolvido para acompanhar as mudanças na qualidade de vida dos membros da comunidade e avaliar a eficácia do projeto.
Next Project Milestones for Samaúma:
Explore visualmente o Projeto Seringueira em detalhes. Aqui, reunimos uma seleção cuidadosamente escolhida de imagens que capturam a essência e os aspectos mais significativos, oferecendo uma visão abrangente de todo o trabalho desenvolvido.
Consulte o canal abaixo para mais informações:
Você tem alguma reclamação sobre os nossos projetos? Então acesse nosso canal de denúncias em https://my.safe.space/company/terravista. Fique tranquilo, as denúncias são feitas de forma anônima.
Política Canal de Denúncias
DownloadCódigo de Conduta
Download